quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dicionário do Artesanato (termos mais usados)

A
* Acabamento - É a ultima camada de tinta, verniz ou cera aplicada num trabalho, ou seja, a finalização do trabalho.
* Adesão – Propriedade de uma tinta, ou qualquer matéria prima de se fixar à base onde são aplicados.
* Aguada – Uma camada de pintura feita com a tinta diluída, que matiza a pintura anterior, sem mudar ou esconder a cor.
* Aguarrás – Solvente geralmente utilizado na lavagem dos pincéis. Também pode ser usada para diluir uma tinta na execução de determinadas técnicas.
* Aquarela – Tinta à base de água, pronta para o uso. Também é o nome de uma técnica e do trabalho desenvolvido com essa tinta.

B

* Base – É a demão que prepara a superfície a ser trabalhada. Geralmente usa-se a base para artesanato, pois foi especialmente formulada para essa finalidade.
* Biscuit - Biscuit são esculturas modeladas a partir de uma massa feita com amido de milho, cola, vaselina líquida, etc. Com essa massa os artistas preparam adornos ou esculturas de todo tipo.

C

* Camada – Cada demão de tinta, verniz ou massa.
* Ceras – Utilizadas para proteger a superfície pintada da madeira, quando não se quer utilizar um verniz. Podem ser usadas as ceras caseiras, ex: cera para carros, desde que sejam em pasta e incolor.
* Círculo Cromático – É essencial conhecer as cores no que se refere às misturas e combinações. Sabendo utilizar o círculo cromático, o artista consegue que um trabalho seja mais harmonizado nas cores, transmitindo suavidade, ou não; dependendo do objectivo que se quer atingir no artesanato.
* Cobertura – Capacidade de uma tinta em cobrir a camada anterior.
* Corantes – Servem para dar cor às tintas e vernizes. Podem ser líquidos ou em pó.
* Customização - Customizar é transformar, modificar, dar a nossa personalidade a uma peça de roupa ou acessório.
Em todos os seguimentos pelo mundo fora, estão a costumizar as suas criações, rebordando, rasgando, esgarçando, bordando e reinventando.

D

* Demão – Cada camada de tinta ou verniz.
* Diluentes – Solventes líquidos usados para diluir tintas e vernizes.
* Diluição – Tornar a tinta mais líquida, usando o diluente (produto) adequado cada tipo. Os rótulos trazem essa informação.
Aguarraz ou essência de terebintina para tintas a óleo.
Thinner para tinta esmalte.
Água para tintas acrílicas, aquarelas, guaches, látex, tinta para tecido, etc.

E

* Envelhecimento – Técnicas que produzem efeitos de envelhecimento ou de muito uso num trabalho artesanal.
* Envernizar – Aplicar verniz.
* Escovas – De aço, para escovar a madeira obtendo assim pequenas fendas e relevos na mesma. Escova dental, para “espirrar” a tinta e conseguir um aspecto envelhecido num trabalho.
* Esfumado – A mistura duas cores directamente na superfície do trabalho para produzir um efeito esfumaçado.
* Espátulas – Ferramentas em formatos de pás, em metal ou em plástico. São utilizadas para aplicar tintas ou massas.
* Esponjas – Podem ser vegetal ou aquelas de uso doméstico. Dependendo da textura da esponja o efeito final é diferenciado, mais leve ou mais forte.
* E.V.A. - O Etil Vinil Acetato é aquela borracha não-tóxica que pode ser aplicada em diversas actividades artesanais.
EVA é um material utilizado no meio educacional enquanto ferramenta didáctica e no meio artístico como suporte para peças decoradas. É um material maleável, opaco, não-tóxico e que se apresenta em várias cores.
É um material excelente para o trabalho decorativo e artesanal, pela facilidade da montagem das peças. É um material barato e de fácil aquisição. Utilizado na confecção de: molduras, sacos, convites, painéis, "lembrancinhas", tapetes, marcadores de texto, capas de cadernos, etc.

F

* Falso Acabamento – Nome dado às pinturas que imitam materiais presentes na natureza: mármores, madeira, etc.

* Gesso Acrílico - É uma pasta usada para obtenção de relevo em peças de madeira, serve também para produzir efeito de relevo em telas destinadas à pintura acrílica ou a óleo.
* Guache – Nome técnico dado ás aquarelas opacas.

* Lixas – São usadas em madeira para tirar imperfeições e farpas. As mais comuns são encontradas em folhas com numeração, que indica o poder de abrasão. As de menor número, são mais grossas e geralmente usadas para desgastar ou para retirar camadas velhas de tinta. As de número maior, são mais finas e indicadas para confecção de pátinas ou acabamento final.
Existem categorias diferenciadas quanto ao uso:
Lixas para madeira.
Lixa para ferro.
Lixa para argamassa.
Lixa d’água (usada com água, querosene ou outros solventes líquidos, que vão lavando as impurezas retiradas pela lixa).

M

* Marchetaria - Palavra oriunda do francês, marqueter, embutir. Arte de enfeitar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tectos, através da aplicação de madeiras diversas, tais com principal suporte a madeira.
* Massas para Textura – São massas próprias para execução de texturas em diferentes superfícies, como madeira, cerâmica, telas, etc. (Massa de modelar, massa acrílica, etc.)
* MDF - Medium Density Fibreboard – São fibras de madeira resinadas e prensadas em formato de pranchas que apresentam densidade média. Usadas para confecção de caixas ou outro tipo de artesanato que necessite de madeira.
* Monocromático – É um trabalho feito com vários tons degradês de uma cor.

O

* Origami - Origami é uma arte milenar de origem japonesa, que tem como base a criação de formas através da dobragem de papéis, sem o uso de cortes.
A prática do Origami favorece a concentração, destreza manual e paciência.

P

* Paleta – Placa onde são colocadas as tintas.
* Pigmento – É como são chamados os ingredientes que dão cor ás tintas.
* Pirógrafo – Ferramenta eléctrica que possui um pequeno bastão ao qual são acopladas pontas de metal que podem ser trocadas, possuindo diferentes formatos. Essas pontas aquecem-se e quando pressionadas na superfície de madeira, queima-a, produzindo sulcos e desenhos.
* Pirogravura - A pirogravura é a arte de desenhar ou gravar, com ferro incandescente, os mais diversos motivos, podendo exercer-se sobre um grande leque de materiais. Os mais usados são a madeira e o couro.
* Patchwork - Patchwork é um trabalho manual feito de pedaços de tecidos emendados. O patchwork é a emenda dos retalhos costurados de forma a formar desenhos. Pode fazer-se colchas, mantas de sofá, painéis de parede, roupas e pequenas utilidades para o lar.
* Policromático – Trabalho desenvolvido baseado em várias cores. A utilização de cores diversas resultará num trabalho vibrante e intenso. Para um projecto que transmita paz e tranquilidade, deve-se trabalhar com cores harmónicas e tons pastéis.
* Preenchimento – É o preenchimento dos espaços no risco, com as cores indicadas.
* Primeira Veladura – Primeira passagem de tinta.
* Produtos Auxiliares – São produtos auxiliares os: vernizes, diluentes, médiuns, seladores, massas, pás, paletas, riscos, papel vegetal e qualquer tipo de produto dos quais se faz uso para auxiliar a pintura.

* Queima – É o acto de levar uma peça ao forno para cozinhar (cerâmicas) ou para a fixação da tinta.
* Quilling - Esta técnica resume-se em dar formas em relevo ao papel, criando imagens como flores, animais e paisagens, em cartões, capas de livros ou cadernos, etc.

* Reciclagem - Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).
A reciclagem é um processo que converte o lixo descartado em produto semelhante ao inicial. Reciclar economiza energia e poupa recursos naturais. Em meados da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão a esgotar-se, começaram então a prestar mais atenção à “reciclagem”.
* Respingado – É o processo de espirrar uma tinta magra sobre uma superfície, com o auxilio de uma escova de dentes velha ou outra ferramenta.
* Riscar – Desenhar um motivo sobre uma superfície com o objectivo de pintá-lo.
* Risco – Motivo ou desenho.
* Risco ou Desenho – Desenho que será passado para a madeira, tecido, vidro ou metal, para ser pintado. Pode-se transferir com papel químico ou passando com um lápis preto no verso do papel vegetal ou do papel de seda.

* Saturação – É a propriedade de quão intensa pode ser uma cor.
* Scrapbooks - Passatempo que se relaciona a colar recortes de jornal, artigos de revistas, fotos, em álbuns decorados. É o antigo “diário” das jovens que gostavam de escrever as suas experiências do dia-a-dia.
* Secante de Cobalto – Líquido que quando adicionado à tinta de óleo, possibilita que a mesma seque mais rapidamente. A cor violeta desse acelerador não altera a cor da tinta.
* Solvente – Líquido para diluição e limpeza. Existem dois tipos de solventes, sendo que um deles é inodoro (sem cheiro).
* Sombrear – Criar áreas de sombra numa pintura ou desenho.
* Sponging Off - O sponging off retira a cor.
Ao invés de esponja, usa-se estopa, para retirar o excesso de cor.
* Sponging On - O sponging on acrescenta cor ao trabalho.
Ideal para camuflar pequenos defeitos e imperfeições da superfície. A base é com tinta PVA e depois vai manchando a superfície com esponja e esmalte sintético diluído.
* Stencil – São modelos feitos em acetato ou plástico com desenhos vazados e são usados para aplicar tinta numa peça artesanal.

* Técnicas de Pintura – É como são chamadas as várias formas de pinturas.
* Termolina Leitosa – Verniz acrílico de múltiplos usos. Como adesivo em trabalhos de découpage ou como impermeabilizante para tecidos (impermeabilizando e possibilitando que se corte sem desfiar) ou usando como verniz sem brilho em qualquer superfície.
* Texturas – São técnicas através das quais pode se obter relevos variados em diversas superfícies (madeira, parede, cerâmica, gesso, etc.), utilizando-se massas especiais ou materiais diversos, como pás, linhas, etc.
* Thiner – Solvente utilizado para limpar pincéis e utensílios dos resíduos de tinta.
* Tinta Magra – É uma tinta mais aguada ou diluída em água.
* Tons ou Tonalidades – São as nuances de uma mesma cor.
* Transferir o Risco – Transferir um determinado desenho para a superfície a ser pintada. Pode-se fazer uso de papel químico (carbono), que pode ser comprado em papelarias, ou se tiver em casa pode usar o papel carbono usado no computador.

* Verniz – É um líquido que possui viscosidade e é aplicado para proteger uma superfície, formando após a sua aplicação uma película transparente. Os vernizes podem ser em spray ou aplicados com pincel.
Encontrado em fosco, acetinado, semi-brilho, brilhante ou com alto brilho.
Existem vernizes que possibilitam a exposição da peça ao sol e a escolha deve levar em conta o uso e o local onde a peça envernizada vai ficar.

1 comentário:

Anonymous disse...

Adorei suas explicações ! como iniante em artesanato não entendo nada disso tudo estou aprendendo na raça.ótimo que existe pessoas assim como você,parabens!cida

Pesquisar koisas no Custo Justo


Anúncios grátis
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...