* Acabamento - É a ultima camada de tinta, verniz ou cera aplicada num trabalho, ou seja, a finalização do trabalho.
* Adesão – Propriedade de uma tinta, ou qualquer matéria prima de se fixar à base onde são aplicados.
* Aguada – Uma camada de pintura feita com a tinta diluída, que matiza a pintura anterior, sem mudar ou esconder a cor.
* Aguarrás – Solvente geralmente utilizado na lavagem dos pincéis. Também pode ser usada para diluir uma tinta na execução de determinadas técnicas.
* Aquarela – Tinta à base de água, pronta para o uso. Também é o nome de uma técnica e do trabalho desenvolvido com essa tinta.
B
* Base – É a demão que prepara a superfície a ser trabalhada. Geralmente usa-se a base para artesanato, pois foi especialmente formulada para essa finalidade.
* Biscuit - Biscuit são esculturas modeladas a partir de uma massa feita com amido de milho, cola, vaselina líquida, etc. Com essa massa os artistas preparam adornos ou esculturas de todo tipo.
C
* Camada – Cada demão de tinta, verniz ou massa.
* Ceras – Utilizadas para proteger a superfície pintada da madeira, quando não se quer utilizar um verniz. Podem ser usadas as ceras caseiras, ex: cera para carros, desde que sejam em pasta e incolor.
* Círculo Cromático – É essencial conhecer as cores no que se refere às misturas e combinações. Sabendo utilizar o círculo cromático, o artista consegue que um trabalho seja mais harmonizado nas cores, transmitindo suavidade, ou não; dependendo do objectivo que se quer atingir no artesanato.
* Cobertura – Capacidade de uma tinta em cobrir a camada anterior.
* Corantes – Servem para dar cor às tintas e vernizes. Podem ser líquidos ou em pó.
* Customização - Customizar é transformar, modificar, dar a nossa personalidade a uma peça de roupa ou acessório.
Em todos os seguimentos pelo mundo fora, estão a costumizar as suas criações, rebordando, rasgando, esgarçando, bordando e reinventando.
D
* Demão – Cada camada de tinta ou verniz.
* Diluentes – Solventes líquidos usados para diluir tintas e vernizes.
* Diluição – Tornar a tinta mais líquida, usando o diluente (produto) adequado cada tipo. Os rótulos trazem essa informação.
Aguarraz ou essência de terebintina para tintas a óleo.
Thinner para tinta esmalte.
Água para tintas acrílicas, aquarelas, guaches, látex, tinta para tecido, etc.
E
* Envelhecimento – Técnicas que produzem efeitos de envelhecimento ou de muito uso num trabalho artesanal.
* Envernizar – Aplicar verniz.
* Escovas – De aço, para escovar a madeira obtendo assim pequenas fendas e relevos na mesma. Escova dental, para “espirrar” a tinta e conseguir um aspecto envelhecido num trabalho.
* Esfumado – A mistura duas cores directamente na superfície do trabalho para produzir um efeito esfumaçado.
* Espátulas – Ferramentas em formatos de pás, em metal ou em plástico. São utilizadas para aplicar tintas ou massas.
* Esponjas – Podem ser vegetal ou aquelas de uso doméstico. Dependendo da textura da esponja o efeito final é diferenciado, mais leve ou mais forte.
* E.V.A. - O Etil Vinil Acetato é aquela borracha não-tóxica que pode ser aplicada em diversas actividades artesanais.
EVA é um material utilizado no meio educacional enquanto ferramenta didáctica e no meio artístico como suporte para peças decoradas. É um material maleável, opaco, não-tóxico e que se apresenta em várias cores.
É um material excelente para o trabalho decorativo e artesanal, pela facilidade da montagem das peças. É um material barato e de fácil aquisição. Utilizado na confecção de: molduras, sacos, convites, painéis, "lembrancinhas", tapetes, marcadores de texto, capas de cadernos, etc.
F
* Falso Acabamento – Nome dado às pinturas que imitam materiais presentes na natureza: mármores, madeira, etc.
* Gesso Acrílico - É uma pasta usada para obtenção de relevo em peças de madeira, serve também para produzir efeito de relevo em telas destinadas à pintura acrílica ou a óleo.
* Guache – Nome técnico dado ás aquarelas opacas.
* Lixas – São usadas em madeira para tirar imperfeições e farpas. As mais comuns são encontradas em folhas com numeração, que indica o poder de abrasão. As de menor número, são mais grossas e geralmente usadas para desgastar ou para retirar camadas velhas de tinta. As de número maior, são mais finas e indicadas para confecção de pátinas ou acabamento final.
Existem categorias diferenciadas quanto ao uso:
Lixas para madeira.
Lixa para ferro.
Lixa para argamassa.
Lixa d’água (usada com água, querosene ou outros solventes líquidos, que vão lavando as impurezas retiradas pela lixa).
M
* Marchetaria - Palavra oriunda do francês, marqueter, embutir. Arte de enfeitar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tectos, através da aplicação de madeiras diversas, tais com principal suporte a madeira.
* Massas para Textura – São massas próprias para execução de texturas em diferentes superfícies, como madeira, cerâmica, telas, etc. (Massa de modelar, massa acrílica, etc.)
* MDF - Medium Density Fibreboard – São fibras de madeira resinadas e prensadas em formato de pranchas que apresentam densidade média. Usadas para confecção de caixas ou outro tipo de artesanato que necessite de madeira.
* Monocromático – É um trabalho feito com vários tons degradês de uma cor.
O
* Origami - Origami é uma arte milenar de origem japonesa, que tem como base a criação de formas através da dobragem de papéis, sem o uso de cortes.
A prática do Origami favorece a concentração, destreza manual e paciência.
P
* Paleta – Placa onde são colocadas as tintas.
* Pigmento – É como são chamados os ingredientes que dão cor ás tintas.
* Pirógrafo – Ferramenta eléctrica que possui um pequeno bastão ao qual são acopladas pontas de metal que podem ser trocadas, possuindo diferentes formatos. Essas pontas aquecem-se e quando pressionadas na superfície de madeira, queima-a, produzindo sulcos e desenhos.
* Pirogravura - A pirogravura é a arte de desenhar ou gravar, com ferro incandescente, os mais diversos motivos, podendo exercer-se sobre um grande leque de materiais. Os mais usados são a madeira e o couro.
* Patchwork - Patchwork é um trabalho manual feito de pedaços de tecidos emendados. O patchwork é a emenda dos retalhos costurados de forma a formar desenhos. Pode fazer-se colchas, mantas de sofá, painéis de parede, roupas e pequenas utilidades para o lar.
* Policromático – Trabalho desenvolvido baseado em várias cores. A utilização de cores diversas resultará num trabalho vibrante e intenso. Para um projecto que transmita paz e tranquilidade, deve-se trabalhar com cores harmónicas e tons pastéis.
* Preenchimento – É o preenchimento dos espaços no risco, com as cores indicadas.
* Primeira Veladura – Primeira passagem de tinta.
* Produtos Auxiliares – São produtos auxiliares os: vernizes, diluentes, médiuns, seladores, massas, pás, paletas, riscos, papel vegetal e qualquer tipo de produto dos quais se faz uso para auxiliar a pintura.
* Queima – É o acto de levar uma peça ao forno para cozinhar (cerâmicas) ou para a fixação da tinta.
* Quilling - Esta técnica resume-se em dar formas em relevo ao papel, criando imagens como flores, animais e paisagens, em cartões, capas de livros ou cadernos, etc.
* Reciclagem - Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).
A reciclagem é um processo que converte o lixo descartado em produto semelhante ao inicial. Reciclar economiza energia e poupa recursos naturais. Em meados da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão a esgotar-se, começaram então a prestar mais atenção à “reciclagem”.
* Respingado – É o processo de espirrar uma tinta magra sobre uma superfície, com o auxilio de uma escova de dentes velha ou outra ferramenta.
* Riscar – Desenhar um motivo sobre uma superfície com o objectivo de pintá-lo.
* Risco – Motivo ou desenho.
* Risco ou Desenho – Desenho que será passado para a madeira, tecido, vidro ou metal, para ser pintado. Pode-se transferir com papel químico ou passando com um lápis preto no verso do papel vegetal ou do papel de seda.
* Saturação – É a propriedade de quão intensa pode ser uma cor.
* Scrapbooks - Passatempo que se relaciona a colar recortes de jornal, artigos de revistas, fotos, em álbuns decorados. É o antigo “diário” das jovens que gostavam de escrever as suas experiências do dia-a-dia.
* Secante de Cobalto – Líquido que quando adicionado à tinta de óleo, possibilita que a mesma seque mais rapidamente. A cor violeta desse acelerador não altera a cor da tinta.
* Solvente – Líquido para diluição e limpeza. Existem dois tipos de solventes, sendo que um deles é inodoro (sem cheiro).
* Sombrear – Criar áreas de sombra numa pintura ou desenho.
* Sponging Off - O sponging off retira a cor.
Ao invés de esponja, usa-se estopa, para retirar o excesso de cor.
* Sponging On - O sponging on acrescenta cor ao trabalho.
Ideal para camuflar pequenos defeitos e imperfeições da superfície. A base é com tinta PVA e depois vai manchando a superfície com esponja e esmalte sintético diluído.
* Stencil – São modelos feitos em acetato ou plástico com desenhos vazados e são usados para aplicar tinta numa peça artesanal.
* Técnicas de Pintura – É como são chamadas as várias formas de pinturas.
* Termolina Leitosa – Verniz acrílico de múltiplos usos. Como adesivo em trabalhos de découpage ou como impermeabilizante para tecidos (impermeabilizando e possibilitando que se corte sem desfiar) ou usando como verniz sem brilho em qualquer superfície.
* Texturas – São técnicas através das quais pode se obter relevos variados em diversas superfícies (madeira, parede, cerâmica, gesso, etc.), utilizando-se massas especiais ou materiais diversos, como pás, linhas, etc.
* Thiner – Solvente utilizado para limpar pincéis e utensílios dos resíduos de tinta.
* Tinta Magra – É uma tinta mais aguada ou diluída em água.
* Tons ou Tonalidades – São as nuances de uma mesma cor.
* Transferir o Risco – Transferir um determinado desenho para a superfície a ser pintada. Pode-se fazer uso de papel químico (carbono), que pode ser comprado em papelarias, ou se tiver em casa pode usar o papel carbono usado no computador.
* Verniz – É um líquido que possui viscosidade e é aplicado para proteger uma superfície, formando após a sua aplicação uma película transparente. Os vernizes podem ser em spray ou aplicados com pincel.
Encontrado em fosco, acetinado, semi-brilho, brilhante ou com alto brilho.
Existem vernizes que possibilitam a exposição da peça ao sol e a escolha deve levar em conta o uso e o local onde a peça envernizada vai ficar.
1 comentário:
Adorei suas explicações ! como iniante em artesanato não entendo nada disso tudo estou aprendendo na raça.ótimo que existe pessoas assim como você,parabens!cida
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